top of page

O QUE FAZER COM AS CRIANÇAS NAS FÉRIAS DE JULHO? AQUI VOCÊ ENCONTRA UM ROTEIRO DE PASSEIOS, SITES ED

Casa do brincar


A programação de férias da Casa do Brincar vai de 3 a 28 de julho, de 2a a 6a, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.

Nas férias é IMPORTANTE fazer sua RESERVA ANTECIPADA pelo (11) 3032-2323 ou pelo email karoline@casadobrincar.com.br.

A Casa do Brincar tem atividades que desenvolvem as crianças em múltiplas dimensões, a partir do livre brincar, música, artes, culinária, capoeira, literatura e outras atividades lúdicas ligadas à cultura brasileira.


http://www.casadobrincar.com.br/site/ferias/


Cia. La Casa Incierta (Espanha) - Espetáculo "A gruta da garganta".


Baseado na pesquisa sobre a gênese da linguagem do ser humano, do balbucio ao canto lírico, o espetáculo investiga a relação íntima do ser humano com a sonoridade vocal e suas intenções comunicativas. As atrizes e cantoras partem para uma aventura por dentro do corpo, percorrendo o caminho poético do ser humano, quando começa a falar. A encenação conta com músicas especialmente compostas pelo ucraniano Mikhail Studyonov. Com exceção das demais apresentações, que são recomendadas para bebês de seis meses a três anos, este espetáculo é indicado para crianças de até seis anos.

1 de julho, às 11h e às 14h – CLAC São Bernardo do Campo 2 de julho, às 14h e às 16h – Espaço Sobrevento – São Paulo Espetáculo teatral lírico para crianças de 0 a 6 anos de idade.


Arraiá do Espaço de Leitura

2 de julho, das 14h às 19h


O Espaço de Leitura, que funciona dentro do Parque da Água Branca, em Perdizes, preparou uma programação especial para o IV Grande Arraiá que vai acontecer no dia 2 de julho, das 14h às 19h. A festa promove brincadeiras tradicionais como cadeia, pescaria, corrida do ovo, dança da laranja e o romântico correio elegante que pode dar continuidade na estação do beijo. Todos os participantes das atividades ganham um livro infantil ou infantojuvenil da Editora Peirópolis. Às 16h, começa uma grande quadrilha em que todos são convidados a participar e segue com um grande baile. O arraiá traz ainda um fotógrafo lambe-lambe para quem quiser registrar a festa em um fundo típico das festas do sertão do Nordeste. As atividades do Espaço de Leitura são gratuitas e para todas as idades.


Festa junina do Parque da Água Branca

De 15 de junho a 15 de julho, das 9h às 19h


Pensa em um parque que reúne de tudo um pouco: tem feira orgânica, espaço de leitura, parquinho, galinhas, patos e pavões soltos pelo gramado. O Parque da Água Branca, em Perdizes, é este lugar. A boa notícia é que nos dias 15, 16, 17 e 18 de julho, vai acontecer lá uma festança junina para curtir em família. Tem brincadeiras, artesanato, comidas típicas e até culinária oriental. A entrada é gratuita.


Museu do Instituto Biológico


Nem todo mundo sabe, mas no meio da bairro Vila Mariana, na zona sul de São Paulo, está um verdadeiro depositário das maravilhas e dos mistérios do mundo animal, o Museu do Instituto Biológico. Na exposição permanente que o espaço recebe desde 2015, "Planeta Inseto", é possível ver de perto abelhas, lagartas e até baratas. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento do espaço é de terça domingo, das 9h às 16h, com atendimento até às 17h.

Lá, as crianças poderão ver como as lagartas do bicho-da-seda fazem uma confortável camisa, ver abelhas produzindo mel e conhecer o bicho-pau, um inseto que se parece com um graveto. Outro destaque é o "baratódromo", onde são realizadas corridas de baratas.

Para visitas, é preciso fazer um agendamento prévio, pelos telefones (11)2613-9500/2613-9400.

Passeios bate e volta para fazer de trem para fazer em SP

Conhecer a cidade de São Paulo sempre é uma ótima ideia. Por mais que a gente saiba dos principais pontos turísticos, ainda há muito o que explorar (e se surpreender)! Uma prova disso são os passeios de trem pelas cidades próximas à capital, que mostram um pouco da história e cultura de cada local.

O passeio é uma boa dica para quem quer sair da rotina e conhecer lugares novos - por uma outra perspectiva! Dá para viajar de trem partindo da capital para Paranapiacaba, Jundiaí e Mogi das Cruzes. Outras cidades próximas, como Campos do Jordão, também oferecem o passeio. Que tal conhecer um pouco mais sobre os roteiros e escolher o que mais combina com a sua família?

Expresso Turístico da CPTM

O Expresso Turístico é uma locomotiva dos anos 50 que leva os passageiros a cidades turísticas próximas a São Paulo. Existem 3 opções de roteiros que alternam entre os finais de semana do mês e partem da Estação da Luz, em São Paulo. Os ingressos são adquiridos com antecedência na bilheteria da estação e os valores são os mesmos para os três roteiros: R$ 45 (1 pessoa) e R$ 75 (2 pessoas) ida e volta. Não é possível comprar pela internet. Para mais informações, acesse o site oficial da CPTM.


T-Rex Park


Previsto para inaugurar no final deste mês, o T-Rex Park promete ser uma ótima opção de passeio próximo a São Paulo para quem quer se divertir e conhecer mais sobre o mundo dos Dinossauros. Inspirado no mundo da pré-história, o novo parque de diversões vai ocupar a área externa do Parque D. Pedro Shopping, em Campinas. Além de dinossauros gigantes espalhados por todo o parque, que terá nada menos do que 7 mil m², o local contará com montanha-russa, roda-gigante, passeio de jipe na floresta, skyloop e outras atrações.


Exposição do Castelo Rá-Tim-Bum

O Memorial da América Latina e o Governo do Estado de São Paulo apresentam Rá-Tim-Bum, o Castelo – megaprodução que promete ser uma das grandes atrações do calendário cultural e de entretenimento de São Paulo. O projeto tem como parceiros a TV Cultura, mantida pela Fundação Padre Anchieta, que produziu e exibiu uma das séries de maior sucesso da televisão brasileira, o Castelo Rá-Tim-Bum, e a Caselúdico, empresa referência na montagem de grandes exposições e responsável por toda a cenografia.

O grande diferencial da exposição no Memorial é que o público terá a chance de entrar num Castelo idêntico ao da série, construído numa área de 700m² anexa ao Pavilhão da Criatividade.

O espaço reproduz com o máximo de fidelidade o desenho original do seriado, desde o lado externo - porta, torre com 15 metros de altura, bandeira tremulando, janelas, colunas e catavento – até a cenografia dos ambientes interiores, proporcionando verdadeira experiência, em que o público se sentirá no castelo da TV.

https://www.totalplayer.com.br/memorial


Catavento Cultural e Educacional

Inaugurado em março de 2009, o Catavento Cultural e Educacional está localizado no Palácio das Indústrias, no Parque D. Pedro II. Seu objetivo é despertar o interesse dos jovens para questões relacionadas à ciência, ao meio ambiente e aos problemas sociais.

Os 4 mil m² estão divididos em quatro instalações: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Em cada um dos ambientes, o visitante tem a possibilidade de interagir com o tema, seja com jogos eletrônicos, filmes em 3D ou exposições.


Horário(s) Terça a domingo, 9h às 16h e permanência até 17h.

Endereço :Palácio das Indústrias Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/nº, 03003-060

Telefone (11) 3315-0051


Cidade da Criança

A Cidade da Criança, em São Bernardo do Campo, é o primeiro parque temático da América Latina. Opção de lazer e entretenimento para as crianças, reúne brinquedos tradicionais, como Xícara Maluca, a Roda-Gigante, o Barco Viking, o Minhocão e o Carrossel.

Horário(s) Terça a domingo, 9h às 17h.

Endereço: Rua Tasman, 301, Grande São Paulo 09750-360

Telefone (11) 4330-6998


Leiturinha


A Leiturinha é o único Clube de Assinatura de Livros Infantis do Brasil a entregar, mensalmente, carinho em forma de kit de livros para mais de 4500 cidades por todo o país. Cada Kit contém uma cartinha com dicas pedagógicas especiais de como contar a história dos livrinhos e com orientações que indicam quais são as áreas de desenvolvimento exploradas pelos livros recebidos.

Mas, e se nossas famílias de leitores pudessem ter essa experiência mágica da leitura a qualquer tempo e em qualquer lugar?

Foi com este objetivo que criaram o Leiturinha Digital. O aplicativo disponibiliza um acervo completo de livros e vídeos infantis com acesso ilimitado para ler e assistir no computador ou tablet. Ele permite a criação de vários perfis de acordo com a faixa etária do pequeno leitor, o que possibilita uma recomendação mais indicada dos conteúdos. Além disso, é possível avaliar, adicionar aos favoritos e acompanhar os lançamentos.


Quintal de Trocas


O Quintal de Trocas é um site que permite a troca de brinquedos, jogos, livros e fantasias entre crianças. E é 100% gratuito.

Porque Quintal de Trocas? Quintal, porque nos lembra nossa criança interior, a casa da vó, as brincadeiras, a sensação de férias. Um espaço sem muros onde todas as pessoas se encontram e partilham. E trocas, porque a troca tem papel fundamental para a grande mudança que queremos provocar em nós mesmos e no mundo. Acreditamos que através das trocas, sejam elas, de abraços, experiências, objetos e até mesmo de pontos de vista, podemos alcançar a nossa própria transformação e a reforma na nossa educação e cultura.

Dessa maneira, nos colocamos à serviço de nós, do outro e do mundo, agindo como co-criadores do mundo no qual queremos viver.

http://www.quintaldetrocas.com.br/


Filmes clássicos educativos para ver com seus filhos

Explore o cinema para ensinar valores a crianças. O cinema pode ser muito mais do que entretenimento. Certos filmes conseguem causar impactos para a vida inteira, ensinando valores e propondo novas formas de pensar o mundo, especialmente para crianças. Aproveite a sessão em família para assistir a um destes títulos :

Operação Big Hero

Vamos começar por um título que valoriza algo que muitos outros filmes infantis esquecem: a educação. Em “Operação Big Hero”, por trás de toda a aventura de super-heróis e super-vilões e mesmo da questão do luto, muito importante, está o fato de que o irmão mais velho ensina o mais novo que a faculdade pode ser um lugar legal. E que, lá, ele pode usar sua facilidade com matemática e robótica para criar coisas que ajudem os outros. Classificação: Livre.

FernGully: As Aventuras de Zac e Crysta na Floresta Tropical

Alguém se lembra desse clássico dos anos 90? Com uma pegada ecológica forte, o filme se passa numa floresta tropical, onde uma comunidade de fadas que nunca teve contato com humanos é ameaçada pela chegada de máquinas poluidoras e desmatadoras. Crysta, uma fada um pouco mais curiosa e aventureira, se une a um garoto para enfrentar o perigo. O interessante é que a animação não coloca os humanos como vilões, mas sim a própria poluição, personificada numa gosma preta medonha. Classificação: Livre.

Wall-E

Ainda no tema do meio-ambiente, “Wall-E” é provavelmente o filme mais equilibrado nesta lista: romântico, fofo e forte na mesma medida, feito para crianças e adultos. Wall-E é um robozinho cuja função é compactar o lixo na Terra, enquanto os humanos vivem confortavelmente numa estação espacial. Na verdade, logo descobrimos que o planeta se tornou infértil pelo mau uso e que essas pessoas esperam poder voltar um dia. Além de abordar a questão do lixo e da natureza, o filme ainda alerta para o sedentarismo e a apatia da vida hiperconectada. Classificação: Livre.

Nausicaä do Vale do Vento

Escolha qualquer filme do estúdio Ghibli de olhos fechados, e você terá uma pérola educativa para mostrar aos seus filhos. No caso de “Nausicaä”, o filme traz duas mensagens muito importantes: uma sobre a importância do cuidado com a natureza e outra sobre a necessidade de se evitar guerras. A heroína, que dá nome ao longa, é uma princesa que tenta acalmar os nervos de duas nações inimigas ao mesmo tempo em que convence os animais a não atacá-los, buscando o equilíbrio necessário para preservar o planeta. Classificação: livre.


Como Treinar o Seu Dragão

Outro herói pacifista que as crianças vão adorar é Soluço, jovem Viking que protagoniza “Como Treinar o Seu Dragão”. Criado numa sociedade que demoniza os dragões e os caça por diversão, Soluço vai no caminho contrário e adota um dos mais perigosos como seu fiel companheiro, incentivando toda a comunidade a se aliar às criaturas, ao invés de lutar. O filme ainda aborda deficiências físicas (no caso, amputações) de um jeito natural e saudável. Classificação: Livre.


O Rei Leão

É muito difícil encontrar filmes infantis que lidem bem com a morte – a maioria finge matar personagens importantes só para “revivê-los” depois, ou mostrar que eles ainda estavam vivos, como por um milagre. Não em “O Rei Leão”: aqui, Mufasa morre de verdade e deixa todo o peso do reino nas costas de Simba. O leãozinho precisará amadurecer e aprender a assumir responsabilidades antes de superar essa morte e tomar de volta o trono. Classificação: Livre.


De Volta Para o Futuro

Todo adolescente questiona os pais como se eles nunca tivessem passado pelas mesmas vontades e frustrações. Se o seu filho está nessa fase, “De Volta Para o Futuro” é o filme ideal: nele, Marty volta ao tempo dos seus velhos e os encontra na juventude, vivendo seus amores, brigas e bailes como qualquer adolescente. De quebra, ele ainda corre o risco de mudar a história e impedir o próprio nascimento. Classificação: Livre.


Quero Ser Grande

Se seu filho ainda não chegou na adolescência, mas já começou a reclamar que a infância está cheia de proibições, experimente “Quero Ser Grande”. O filme é um clássico que traz Tom Hanks no papel de um menino que, cansado de não poder fazer nada, deseja ser “grande”. No dia seguinte, ele acorda adulto, mas ainda com a mente de criança, o que rende muitos problemas, um amor impossível e cenas inesquecíveis como a do piano gigante na loja de brinquedos. Classificação: Livre.


Valente

Estão faltando heroínas mais realistas e complexas para mostrar à sua filha? Calma, antes de Elsa, veio Merida. A heroína de “Valente” não quer se casar, é muito próxima da mãe e também faz escolhas horríveis, como qualquer pessoa. Além de mostrar uma garota forte e independente, o filme ainda trabalha a relação entre pais e filhos e ensina as crianças a assumirem responsabilidade pelos próprios erros. Classificação: Livre.


O Sonho de Wadjda

Se você quer ensinar seus filhos a respeitarem diferentes culturas e acreditarem de verdade na igualdade entre os gêneros, “O Sonho de Wadjda” é essencial. Dirigido por uma mulher saudita (a primeira, diga-se de passagem), o filme acompanha a luta de uma menina árabe para realizar um sonho que, para muitos meninos, é algo comum: ter uma bicicleta. Classificação: Livre.


E.T. – O Extraterrestre (1982)

Este é um bom clássico infantil para introduzir as crianças à obra de Steven Spielberg e aos filmes de ficção científica e contatos extraterrestres. No longa de 1982, um menino ajuda um alienígena a voltar para casa, sem ser capturado pelos cientistas que querem estudá-lo.


Sites educativos infantis

Como as crianças adoram permanecer online, é importante que seja realizado um monitoramento de quais sites elas visitam, pensando nisso, selecionamos alguns sites educativos para elas acessarem de forma segura.


  • Brinque Book: oferece passatempos para colorir e jogar.

  • Cocoricó: oferece jogos, pinturas para colorir, quebra-cabeças, entre outras atividades. A linguagem é simples e clara.

  • Guardiões da Biosfera: é um projeto educacional desenvolvido pela empresa International Paper, responsável pelo papel sulfite Chamequinho. Tem como objetivo estimular as crianças a produzir desenhos sobre as paisagens naturais brasileiras.

  • Pequeno Cientista: é um site que traz diversas atividades sobre o tema Universo. De dentro de uma nave espacial, as crianças descobrem detalhes sobre os oito planetas do sistema solar, estrelas e galáxias.

  • Senninha: em homenagem a Ayrton Senna, traz jogos, passatempos e até um cineminha, com vídeos curtos.

  • Turma Coc: Jogo para auxílio na alfabetização para crianças.

  • Brincando com Ariê: Jogo para auxílio na alfabetização para crianças. O leãozinho Arie guia as crianças em brincadeiras onde elas associam palavras a objetos. São quatro jogos: jogo de colorir, jogo da memória, jogo das frutas e jogo do caminho.

  • http://www.brincandocomarie.com.br/jogos/

BOA DIVERSÃO!!!!!!!!!

APROVEITE PARA DEIXAR A CRIANÇA QUE MORA EM VOCÊ SE DIVERTIR NESSAS FÉRIAS!!!!!!!!!!!

BEIJOS,

Professora Tais.



Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page