top of page

Dificuldade escolar: Quais são suas causas? Como ajudar essa criança que sofre?

Pessoal, boa tarde! É muito bom ter você aqui comigo para trocarmos experiências e aprendermos juntos .

EsTa semana falaremos sobre as dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem. Como podemos ajudar essa criança que sofre ao aprender?

Várias teorias sobre o funcionamento do cérebro afirmam que nós nascemos com uma tendência nata para a aprendizagem.

Iniciamos nosso processo de aprendizagem desde muito cedo. Aprendemos a falar, andar, mamar, pensar e muitas outras coisas responsáveis por garantir nossa sobrevivência.

A aprendizagem e a construção do conhecimento são processos naturais e espontâneos no ser humano, mas se não estão ocorrendo de forma natural , deve existir uma explicação. É preciso identificarmos a causa para tratá-la.

O processo de aprendizagem deve ser prazeroso e significativo para a criança.

Quem pode identificar as causas do problema e tratá-lo na base é o Psicopedagogo. Esse profissional é preparado para prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem escolar. O Psicopedagogo por meio de um diagnóstico, identifica as causas do problema e cria um plano de intervenção. Para realizar o diagnóstico clínico o Psicopedagogo utiliza testes, desenhos, histórias, jogos, atividades pedagógicas, brinquedos e etc. Os recursos utilizados são instrumentos de linguagem que revelam os segredos da criança.

Sabemos que quando a criança tem problemas para aprender isso traz sofrimentos. Sofrimento este, que na maioria das vezes não é verbalizado e se esconde por trás de comportamentos de desinteresse, desatenção e irresponsabilidade no ambiente escolar.

Uma criança não tem dificuldades na escola por vontade própria. Se esse aluno, professor e a família forem orientados de forma correta, a solução do problema será fácil.

Se você observa que seu filho ou aluno está apresentado problemas na escola, procure um profissional adequado para ajudá-lo, essa questão merece uma intervenção apropria.

Ao longo da semana conversaremos mais a respeito deste tema, bem como darei dicas de como ajudar as crianças com problemaS de aprendizagem!

Espero você !

Um abraço,

Professora Tais.

Como ajudar a criança que  não aprende.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page