Dificuldade escolar: Quais são suas causas? Como ajudar essa criança que sofre?
Pessoal, boa tarde! É muito bom ter você aqui comigo para trocarmos experiências e aprendermos juntos .
EsTa semana falaremos sobre as dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem. Como podemos ajudar essa criança que sofre ao aprender?
Várias teorias sobre o funcionamento do cérebro afirmam que nós nascemos com uma tendência nata para a aprendizagem.
Iniciamos nosso processo de aprendizagem desde muito cedo. Aprendemos a falar, andar, mamar, pensar e muitas outras coisas responsáveis por garantir nossa sobrevivência.
A aprendizagem e a construção do conhecimento são processos naturais e espontâneos no ser humano, mas se não estão ocorrendo de forma natural , deve existir uma explicação. É preciso identificarmos a causa para tratá-la.
O processo de aprendizagem deve ser prazeroso e significativo para a criança.
Quem pode identificar as causas do problema e tratá-lo na base é o Psicopedagogo. Esse profissional é preparado para prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem escolar. O Psicopedagogo por meio de um diagnóstico, identifica as causas do problema e cria um plano de intervenção. Para realizar o diagnóstico clínico o Psicopedagogo utiliza testes, desenhos, histórias, jogos, atividades pedagógicas, brinquedos e etc. Os recursos utilizados são instrumentos de linguagem que revelam os segredos da criança.
Sabemos que quando a criança tem problemas para aprender isso traz sofrimentos. Sofrimento este, que na maioria das vezes não é verbalizado e se esconde por trás de comportamentos de desinteresse, desatenção e irresponsabilidade no ambiente escolar.
Uma criança não tem dificuldades na escola por vontade própria. Se esse aluno, professor e a família forem orientados de forma correta, a solução do problema será fácil.
Se você observa que seu filho ou aluno está apresentado problemas na escola, procure um profissional adequado para ajudá-lo, essa questão merece uma intervenção apropria.
Ao longo da semana conversaremos mais a respeito deste tema, bem como darei dicas de como ajudar as crianças com problemaS de aprendizagem!
Espero você !
Um abraço,
Professora Tais.