top of page

ESCRITA ESPELHADA. O QUE FAZER?

Olá! Tudo bem?


No video " Escrita espelhada " postado anteriormente no Instagram e Facebook, falei um pouco sobre o que leva a criança a espelhar a escrita das letras e numerais. Como a veiculação do video foi um sucesso, e muitas pessoas pediram para eu falar um pouco mais sobre este tema. Resolvi fazer um aprofundamento sobre o assunto e esclarecer as dúvidas que tanto preocupam os Pais e Professores.

Algumas habilidades motoras precisam ser bem trabalhadas durante a educação infantil para subsidiar a escrita da criança.

Vygotsky (1998), destaca que a escrita tem significado para as crianças, desperta nelas uma necessidade intrínseca e uma tarefa necessária e relevante para a vida.

Na medida em que a criança começa a ter mais contato com o mundo da leitura e da escrita , ela representa letras ou números espelhados, podemos observar esta característica de espelhamento em crianças com até 7 anos.

Quero ressaltar que espelhar letras e números é normal, pois a criança está em processo de construção da escrita. Para que ela entenda que a escrita inicia-se da esquerda para a direita (no caso da cultura ocidental), algumas noções anteriores ao papel devem ser bem trabalhadas. A aquisição da escrita é posterior a aquisição da linguagem e posterior a um nível específico de maturidade motora.

Conforme Esteban Levin (2002: 161), o ato da escrita em si, não depende somente do ato biológico, mas de toda uma estrutura que provém do sistema nervoso central,

[...] o que escreve é um sujeito-criança, mas, para fazê-lo, necessita de sua mão, de sua orientação espacial (lateralidade), de um ritmo motor (relaxamento-contração), de sua postura (eixo postural), de sua tonicidade muscular (preensão fina e precisa) e de seu reconhecimento no referido ato (função imaginária).

De acordo com o manual de neurologia infantil, autoria de Diament (2005), a partir dos 7 anos que a criança começa a consolidar a noção de direita e esquerda, bem como encontra-se em fase de maturação de áreas visoespaciais, portanto é perfeitamente normal que a criança apresente algumas trocas na direção da escrita, pois estão em processo de aprendizagem, sistematizando suas hipóteses e consolidando noções importantes em aspectos neurobiológicos, porém, alguns alunos espelham palavras e frases inteiras, característica da disgrafia. No entanto, isso não significa que as crianças que espelham letras e números apresentem disgrafia, mas se após os sete anos de idade, depois de todas as intervenções pedagógicas terem sido realizadas, faz-se necessário uma avaliação mais detalhada com um psicopedagogo e fonoaudiólogo.

Dehaene (2012), nos mostra que a capacidade de reconhecer as figuras simétricas faz parte das competências essenciais do sistema visual, porque permite o reconhecimento dos objetos independentemente da sua orientação, por esse motivo quando uma criança aprende a ler, ela tem que “desaprender” a generalização em espelho para que possa compreender a diferença entre as letras “b” e “d”. A maioria das crianças passa por uma fase de escrita espelho, geralmente superam esta dificuldade por volta dos 7 anos. Entretanto, cabe ressaltar que algumas das crianças que apresentam escrita espelhada são canhotas.

A identificação de uma imagem na sua forma simétrica, confusão esquerda-direita, também é frequente, no nosso sistema visual (Dehaene 2007).

No entanto, os adultos em sua maioria consideram "errado" quando as crianças escrevem palavras ou números espelhados, por isso se faz necessário esclarecer que antes de considerar certo ou errado, faz-se necessário realizar atividades que desenvolvam a lateralidade infantil. Com certeza, no processo de alfabetização, tanto pais, quanto professores, devem sempre questionar a criança sobre como poderia melhorar aquilo que fez, procurar fazê-la tomar conhecimento do que fez e como o fez, mas também como deveria fazê-lo. É importante lembrar que os alfabetos expostos em sala de aula, não deveriam ser em E.V.A, pois na maioria das vezes, apresentam somente a letra script maiúscula, sendo que no mundo letrado, não é somente este tipo de escrita que a criança encontra, muito menos deveriam conter formas de “bichinhos, bonequinhos”, pois isto também acarreta "confusão" para a criança que se encontra em processo inicial do traçado das letras. Ela precisa visualizar a estética correta da escrita, e se possível, que este alfabeto seja sinalizado por setas indicando por onde começa a escrita das letras e numerais. No entanto, antes de sistematizar a escrita “no papel”, diversas outras atividades envolvendo o corpo devem ser bem trabalhadas, pois tudo que sentimos por meio do nosso corpo, torna-se mais significativo, e é nesse sentido que seguem algumas sugestões de atividades para serem desenvolvidas com as crianças:


1 – Brinque com a criança de representarem as letras com as mãos e depois com o corpo. O livro “Alfabeto Corporal” de Maria Augusta Sanches Rossini é um ótimo material.

2 – Jogos de orientação espacial: “o meu mestre mandou” … pularem de um pé só; correrem para a direita; levantar o braço esquerdo, etc. “Vivo ou morto” – conceito de em cima e embaixo.

3- Balões ao ar: tentar manter o balão no ar batendo nele com a mão direita, depois só com a mão esquerda e por último alternar as duas mãos.

4 – A criança precisa ter acesso a escrita correta das letras. Às vezes, aqueles alfabetos com as letras trabalhadas em forma de bichos, por exemplo, não são muito adequados. Se possível utilize um alfabeto onde as letras sejam sinalizadas por setas indicando por onde começar a escrita. O mesmo acontece com os números.

5 – A rota das letras: peça para as crianças caminharem sobre letras ou palavras. Desenhe com giz, letras ou palavras bem grandes no chão e peça para que elas imitem o movimento de cada letra, como se estivessem a fazer traçados com o corpo ao caminharem por cima delas.

6 – As músicas são excelentes recursos para explorar os deslocamentos e a lateralidade. Brinque com a música cabeça, ombro, joelho e pé. A música chuva vai, cai, cai, também é interessante. Chuva vai (ir para frente), Chuva vem (ir para trás), Chuva miúda não molha ninguém (circular batendo palmas). Cai chuva, cai lá do céu (ir para a direita), Cai chuva, no meu chapéu. (ir para a esquerda).

7 –Sabe aquelas formas para biscoito em forma de letras? Utilize-as para cortar uma gelatina (de diferentes cores) e deixe que a criança manuseie e depois coma as letrinhas.

8 – Proporcione a escrita e o desenho em diferentes texturas, aliás, explorar as texturas é um trabalho incrível, por isso, use e abuse destes recursos: (escrever ou desenhar na areia com as mãos, palitos ou pedras; saco sensorial com gel; escrita com água: as crianças molham o dedo ou uma esponja de lavar a louça e escrevem na lousa sobre uma letra já grafada ou eles mesmos podem grafar a letra; escrever na argila ou massa de modelar, escrever palavras modelando letra por letra ou fazer uma base com as massas e escrever com o dedo ou palito).

9-Faça um saco surpresa de letras: coloque dentro letras móveis revestidas com diferentes texturas (lixa, tecidos diversos, papel camurça, EVA, plástico, madeira, etc) e peça para a criança adivinhar.


10 – Essa dica é para os pais! O banho pode ser muito mais educativo do que se imagina. Incentive a criança a escrever a letra no box de tomar banho ou no azulejo. Existem muitos produtos interessantíssimos e laváveis para se utilizar no banho como caneta de escrever em azulejo, buchas em formatos de letras e partes do corpo, livros de banho, entre outras coisas.

11 – Use carimbos ou adesivos para colar nas mãos da criança: isso pode incentivar o uso das duas mãos para determinadas atividades, como montar um quebra-cabeça, blocos, etc.

12 – Esta atividade eu gosto muito e as crianças costumam ficar bastante entusiasmadas. Com os olhos vendados peça para a criança reconhecer a posição correta da letra em questão. Exemplo: já com os olhos fechados a criança toca na letra B (certifique-se que a criança tenha feito o reconhecimento da letra adequadamente), depois disso, o desafio é encontrar todas as letras B que estejam na posição correta. Como grau de dificuldade, num nível mais elevado, você pode utilizar as letras com texturas diversas para incrementar.


Espero que vocês tenham gostado das dicas e que possam utilizá-las em casa ou na escola.



Grande abraço,

Profª Tais Crescenzo.




Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page